Latest News - Headlines

Baterias - Como prolongar a sua vida útil?


Antes de comprar novos aparatos electrónicos todos os 3 meses, porque não prolongar a vida do seu material electrónico. Mas para isso, deveremos pelo menos, poupa-la. 



Eis alguns conselhos práticos.

Há sempre a vontade de trocar de telemóvel ou de portátil, nem que seja para estar na vanguarda da tecnologia e isto reflecte-se numa simples desculpa, "duração de vida das baterias". Pois se uma bateria custa mais do que um telemóvel novo, porque não comprar novo?! 
Este pensamento ocorreu-me e de certo que já ocorreu em Vós. Não só não estamos a poupar o Planeta, como não estaremos a poupar a Nossa bolsa.


As recargas rápidas, a exposição a fortes temperaturas, são uma das principais causas de mau uso e utilização da bateria, que se irá reflectir num encurtar da vida dela. 

Antes demais é preciso saber, quer queiramos ou não, o uso de uma bateria está programado, dependendo do fabricante, entre os 500 ou mesmo 1000 ciclos de vida.
Estes ciclos de vida são as descargas completas, ou não, por isso se carregar a sua bateria mesmo ainda estando a 50 porcento de carga, será considerado como um ciclo que acabou de desperdiçar.
Na aquisição de um material novo, aconselha-se a que faça cargas completas e descargas completas no seus primeiros ciclos , assim induzirá a uma maior robustez  e uma maior utilidade da sua Bateria.

As descargas completas eram obrigatórias para as baterias de ( Ni-Cad ), de Nickel-Cadmium.

Para as baterias de Lithium ( Li-Ion ) não é obrigatório a sua descarga completa, mas se não aproveitar a sua carga, irá condenar um ciclo de carga. Por isso, prolongue o Tempo e a utilidade da sua Bateria de Lithium. As baterias de Lithium, são as que equipam a maior parte dos telemóveis e computadores.

A electrónica nunca gostou muito do calor, nem mesmo do frio, por isso poupe o seu material e a sua bateria, não se esquecendo do telemóvel ou portátil no interior do veículo. 

As fortes temperaturas são uma autentica tortura para a electrónica, por isso, também, desligue o carregador quando a carga estiver completa, após a sua carga completa, e senão retirar o carregador, apenas lhe irá induzir um aquecimento. 


Em situações de exposição prolongada a baixa temperatura, como abaixo de 0°C,é aconselhável não usar o equipamento até estar num ambiente superior a essa temperatura e esperar um pouco antes de usa-lo.
As baixas temperaturas são umas das causas, dado ao choque térmico que lhe é imposto e é, também, uma causa directa da sua à sua eficácia em tempo de vida.

Em último, muita gente retira as suas baterias do computador portátil com a intenção de aumentar a sua vida útil, que é correcto, mas, deverá pelo menos uma vez por mês, dar-lhe um ciclo de carga ou carrega-la, pois caso contrario perderá também a sua eficacidade.

Conselho prático, também, reduzir a velocidade de processamento de programas, isto para computadores e PDA'S, pois quanto maior for processamento, maior gasto de energia.

Creditos de imagem: Yahoo

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.