Latest News - Headlines

Sol da Meia Noite

Oceano Ártico

Ao Sol da Meia Noite, contam-se historias de emigrantes da Noruega. 


Nesta altura da estação invernal, a Noruega encontra-se numa longa e verdadeira noite polar, isto é, escuridão total por mais de 24 horas seguidas.


Em Havoysund vivem 14 portugueses. Rapidamente a família Cardoso acolheu a SIC e abriu as portas de casa para mostrar como se vive num país que não deixa ver o sol durante vários meses.

Os pais Cardoso já são avós, mas não quer dizer que sejam velhos. 

Há poucos anos, arriscaram a ida para um país diferente, com uma cultura distinta da portuguesa, com um modo de vida ao contrário daquele que levavam em Massamá. Trocaram as longas filas matinais pela vila que alberga pouco mais de 1000 habitantes. Gonçalo, o mais novo de dois irmãos, vai para a escola de trenó, quado é Inverno; de bicicleta, quando é Verão.

Sol da Meia Noite
O Verão é também diferente do que conhecemos em Portugal. 

Não há praia, em Havoysund, mas antes temperaturas que poucas vezes ultrapassam os 10º centígrados. O sol demora-se no céu 24, sobre 24 horas. Subir ao topo da vila e ficar com o Ártico à frente, com um astro a brilhar mesmo quando é meia-noite é um momento único. Os Cardoso deitam-se quando o sol vai alto, porque o relógio indica que já é noite. E os ponteiros contam quando o dia seguinte manda ir trabalhar.

Pai e mãe, mas também o filho mais velho, trabalham nas duas fábricas de peixe que sustentam a economia da localidade. Dali saem toneladas, para todos os sítios do mundo. O bacalhau da Noruega passa muitas vezes pelas mãos dos portugueses, antes de cruzar a Europa e assentar numa loja em território nacional.

Como viver num local onde o frio é praticamente eterno? Como saber se é noite, quando o sol brilha no céu? Como passar o dia com a escuridão à janela?

A Grande Reportagem da SIC "Ao Sol da Meia-Noite" ajuda a responder a esta e a tantas perguntas, próprias de quem não imagina que há outra vida muito acima do Equador.

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.