Latest News - Headlines

Europa e NATO mantêm-se vigilantes sob a ameaça Russa.

Aumento de incursões de aviões militares russos em manobras na Europa 


O mês de Outubro 2014 foi particularmente, inquietante para a Europa, no que toca as manobras aéreas incomuns e de grande escala. 


Não se trata só de manobras aéreas, o mês passado, a marinha da Suécia teve que realizar buscas por um submarino russo danificado a menos de 50 quilómetros da costa de Estocolmo. 

Dias depois, um F-16 "jacto Português da NATO", escoltava um avião espião Russo "Ilyushin-20" para fora do espaço aéreo da Estónia. O Ilyushin-20 tinha sido interceptado primeiro pelos jactos F-16 dinamarqueses e aviões suecos. 

Este incidente coincide com a acusação que a Marinha da Suécia fez sobre a invasão da sua costa por um suposto submarino russo. 

A NATO anunciou na quarta-feira, 29 de Outubro 2014, que detectou e interceptou quatro grupos de aviões militares russos, que incluíam bombardeiros estratégicos, caças e aviões-cisterna, que foram detectados sobre o Mar Báltico, Mar do Norte/Oceano Atlântico e Mar Negro.
Só no espaço aéreo internacional sob jurisdição de Portugal, a aviação portuguesa, FAP,  teve que realizar duas intersecções na mesma semana, ocorridas na quarta-feira, 29 de Outubro e sexta-feira, 31 de Outubro.

A NATO “mantém-se vigilante” face à recente intensificação de voos da Força Aérea russa no espaço europeu, advertiu  o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.


A UE e a NATO parecem não saber como travar a expansão russa no antigo espaço soviético, criando esse desconhecimento um clima de insegurança nas populações dos países que são vizinhos da Rússia. Se falarem com estónios, por exemplo, verão que a maioria está convencida de que o Kremlin irá criar problemas nos países do Báltico sem que a UE ou a NATO venham em sua defesa. Eles foram abandonados aos caprichos de Hitler e Estaline e a história, como é sabido, tende a repetir-se.

Fonte imagem : observador.pt

Poderá também interessar-lhe ver : Os 20 Anos dos aviões F-16, desde Julho de 1994

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.