Latest News - Headlines

Exacto : A bala que é autoguiada

Exacto : A bala autoguida
A agência norte-americana DARPA lançou um vídeo singular de um protótipo, uma nova arma no qual as balas podem seguir os movimentos de seu alvo.


Na gíria da DARPA, agência dos EUA responsável pelos projectos de investigação avançada de defesa, o projecto é chamado de "EXtreme ACcuracy Tasked Ordnance" ou Exacto. Que significa aproximadamente "equipamento militar para munições de precisão".

A ideia é desenvolver um arma"Sniper Rifle" com munições de longo alcance que não se contentam apenas de só seguir uma trajectória balística convencional, mas também conseguir mudar de direcção de forma a acertar o alvo mesmo que este se mova.

A bala, está equipada com alhetas ( spoilers ) que permitem corrigir a sua trajectória de forma a fixar o alvo que é designado e que é feito através de um sensor óptico" ponteiro laser".

Vídeo de demonstração das manobras da bala em voo.



Para conseguir este feito, a bala "é controlada remotamente em tempo real usando um sistema óptico", explica sucintamente DARPA
Sem mais outras quaisquer indicações por parte da Darpa, de como as balas de calibre 50 milímetros se movem no ar, a agência afirma que estas são capazes de "acelerar", o que poderá sugerir a presença de uma auto-propulsão e  neste caso a bala passa a ser um míssil minúsculo.

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.