Latest News - Headlines

Porque razão as bolas de Golfe têm alvéolos?

Bola de Golfe

Porque melhora a aerodinâmica da bola. 


"Os alvéolos reduzem o atrito, ou a resistência do ar, isto é, a força que se opõe ao movimento da bola no ar e que diminui a sua velocidade", disse Daniel Huilier, um físico da Universidade de Strasbourg (Estrasburgo). 


O ar ao introduzir-se nas cavidades da bola, com alvéolos, cria  mini-vórtices e no caso da bola lisa, o ar em volta da sua superfície torna-se turbulento e aumenta as forças de atrito. 

Os alvéolos da bola de golfe perfuram o ar 

Consequência: para uma mesma velocidade inicial, uma bola de golfe com alvéolos o seu voo será menos constrangido do que uma bola lisa, e sua trajectória será mais recta e ou linear na maior parte do seu percurso . 

Só foi no século XIII, na Holanda, que os jogadores aperceberam-se e rapidamente que uma bola de golfe quanto mais ela estivesse danificada, essa teria, uma trajectória muito mais linear e um maior alcance do que uma bola nova . 
No entanto, foi preciso esperar até o início do século XX para que um engenheiro Inglês William Taylor conseguisse comprovar a trajectória das bolas num túnel de vento. 

Fonte Science & Vie No. 1172

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.