Latest News - Headlines

Estaremos à beira da 3ª Guerra Mundial?

3ª Guerra Mundial
Será que o conflito Sírio de Bachar Al-Assad é ou será a causa ?
Como é que um conflito local, se reverteu regional e de seguida internacional?
Quais são ou foram as causas desse conflito?



Este conflito e segundo um relatório divulgado em 10 de Março de 2014 pela Unicef, indica que :

  • Cerca de 4,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da própria Síria;
  •  2,4 milhões abandonaram suas casas e refugiaram-se em países vizinhos ;
  •  4,1 milhões de sírios foram para países como o Líbano, a Jordânia, a Turquia, o Iraque e o Egipto, valor alcançado no fim de 2014;
  • 9,3 milhões precisarão de ajuda até o fim de 2015.
O que desencadeou a Guerra Civil da Síria?

Há quase 50 anos, que a Síria é governada pelo mesmo partido, o Baath.
O país é liderado pelo presidente Bashar Al-Assad desde julho de 2000 e antes disso, Hafez al-Assad, pai do actual Presidente que presidiu o país por 30 anos, encontrava-se já com grandes fontes de oposição do regime na cidade de Hama, que já era historicamente um bastião popular e contestatário. Em 1982,  Hafez al-Assad reprimiu os irmãos muçulmanos que são uma das principais forças do país.

Esse conflito local, originou uma  revolta civil, de um lado, os rebeldes, na sua maioria sunitas e do outro lado, os lealistas, que se apoiam na comunidade alauita.

Envolvimento Internacional

Esta guerra civil foi rapidamente instrumentalizada por diversos países que fizeram da Síria um campo de Batalha, em que envolve entre os membros do conselho de segurança da ONU, os países que apoiam a Coligação Nacional Síria e outros que bloquearam projectos de resolução hostis a Damasco.

Uma nova guerra fria

Uma das principais causas e motivações são sem dúvida económicas e sobretudo geopolíticas por causa das intervenções na Líbia em 2011, como consequência da Primavera Árabe  .

A guerra Santa

As monarquias sunitas do Golfo e a arábia saudita passaram a ser também intervenientes e parte do conflito que viram uma oportunidade de enfraquecer os seus adversários, intervindo com  doações privadas até chegar ao cumulo de financiar formações cada vez mais extremistas.




Será que o 13 Novembro de 2015 será o inicio de um próximo conflito internacional?

Dia fatídico para a França. Após o atentado do Charlie Hebdo , a França volta a sofrer um dos maiores atentados registados até data.

A intervenção Francesa reforça o seu combate ao terrorismo, tanto em meios de forças de segurança interna como militar no exterior .



As aumento das tensões entre a Rússia e a Turquia ( aliado dos EUA ), depois do abate de um avião militar russo, revela cada vez mais uma divisão mais clara entre um bloco Este e Oeste.




No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.