Latest News - Headlines

Barragem do Baixo Sabor

Obras na Barragem do Baixo Sabor

O aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor será constituído por dois escalões. 


A albufeira criada pelo escalão de Montante estende-se ao longo de 60 km, desde a zona da barragem até cerca de 5,6 km a jusante da confluência do rio Maçãs com o rio Sabor, ocupando áreas dos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
A albufeira criada pelo escalão de Jusante, com uma extensão de cerca de 9,6 km, ficará compreendida entre as duas barragens, localizando-se no concelho de Torre de Moncorvo.

Esta albufeira mais do que duplicará a capacidade de armazenamento português de água no Douro. O aproveitamento será equipado com grupos reversíveis, possibilitando uma melhor gestão da produção alavancada pela sua localização estratégica e que permite optimizar a produção de toda a cascata do Douro a jusante. Deverá começar a produzir energia para a rede em Setembro de 2013.

Jusante da Barragem do Baixo Sabor

Montante da Barragem do Baixo Sabor


Actualização - 10 de Dezembro 2014


Barragem do Baixo Sabor - jusante

A barragem do baixo Sabor, deverá começar a produzir energia no final do ano, com a entrada em funcionamento dos dois escalões que compõem o empreendimento hidroeléctrico.


Segundo a noticia divulgada pelo Observador.pt, o Director de projecto hidroeléctrico, Lopes dos Santos explicou, que o escalão a jusante “está totalmente concluído” e “vai iniciar o enchimento em Outubro com a previsão de começar a produção em Dezembro de 2014″.

Já a barragem principal, a montante, “que é a mais importante, está concluída e, neste momento não está a encher por falta de chuva”, mas o Director admite que no próximo inverno possa haver ensaios de produção de energia”, ou seja ainda em 2014″, embora as previsões estejam dependentes da quantidade de chuva que possa ocorrer.

Baixo Sabor








Fonte Imagens : Paisagem Baixo Sabor by Ricardo Pimentel

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.