Latest News - Headlines

Islândia em tribunal

O Reino Unido e a Holanda pretendem levar a Islândia a tribunal. No referendo do último sábado, 60 por cento da população votou contra o reembolso do dinheiro que Londres e Amesterdão pagaram aos cidadãos que investiram na conta Icesave, um dos bancos islandeses que faliu em 2008.

A dívida de Reykjavik ascende aos 3,9 mil milhões de euros. Num acordo prévio, o dinheiro deveria ser pago em trinta anos, a partir de 2016, com taxas de juro na ordem dos 3 por cento para a Holanda e 3,3 por cento para o Reino Unido.

No domingo o presidente islandês, Ragnar Grimsson, que esteve na origem do referendo, afirmou que o que está em causa são as taxas de juro e não o pagamento da dívida.

“A Grã-Bretanha e Holanda vão receber o seu dinheiro, ao contrário do que costumam dizer. Vão receber grandes quantias de volta… Como eu disse, entre 7,8, 9 ou 10 mil milhões de dólares americanos”, confirmou Grimsson.

Durante a crise no outono de 2008, aquando do colapso dos bancos islandeses, o Estado garantiu os depósitos bancários na ilha, mas não para os bancos islandeses que operam no estrangeiro, como o Icesave, uma subsidiária do Landbanski. Foram os governos britânico e holandês, que assumiram essa garantia aos milhares de investidores dos seus países, que tinham sido atraídos pelas taxas de 5 a 6 por cento, prometidas pelo Icesave.

É esta dívida que, pela segunda vez, os eleitores islandeses se recusam a pagar, mesmo que a maior parte do montante seja pago com a venda dos ativos do Landbanski.

Os islandeses não podem juntar à sua dívida privada o custo do Icesave, calculado em 10.400 euros per capita. Muitas famílias perderam as casas, incapazes de pagar os empréstimos habitação, como confirma este islandês: “É horrível passar por isto. Posso ter perdido minha família por causa disto. Esta não é uma questão fácil para mim “.

O voto negativo do referendo de sábado arrisca arredar a Islândia dos mercados financeiros por um longo período de tempo.


Fonte : euronews

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.