Latest News - Headlines

Portugal pede Ajuda Externa à União Europeia

Portugal vai apelar aos financiamentos europeus, disse o Ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em entrevista publicada quarta-feira, 6 de abril no site do Jornal de Negócios. "Nesta situação difícil, o que poderia ter sido evitado, acho que é necessário recorrer a mecanismos de financiamento disponíveis no âmbito do quadro europeu", disse o ministro.

"O país foi irresponsavelmente empurrado para uma situação muito difícil nos mercados financeiros", disse o Ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, referindo-se a rejeição pelo Parlamento do novo programa de austeridade do governo socialista, o que levou à demissão 23 de março do primeiro-ministro José Sócrates. Adientou, também que " Tal exigirá, também, o envolvimento e o comprometimento das principais forças e instituições políticas nacionais."

Desde a demissão de José Sócrates, Portugal está sujeito a uma pressão crescente dos mercados financeiros, preocupados com a sua solvência, exigindo taxas de juro historicamente elevadas para se refinanciar. Terça-feira, a agência de classificação Moody's rebaixou o rating de Portugal, de "A3"para "Baa1", destacando "o aumento da incerteza política, económica e orçamental e outras agências, tal como a Fitch que o baixou em mais de dois niveis. O país deve pagar € 4252000000 em 15 de abril e 4.899 milhões em 15 de junho. Bruxelas está pronta para ajudar o país, mas apenas como parte de um programa de ajuste fiscal.



Poderá também, gostar de saber sobre : Fundo Monetário Internacional ( FMI ) em Portugal?
e também As Implicações do FMI para os Lares Portugueses

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.