Latest News - Headlines

A Orientação pelas Estrelas ( Hemisfério Sul )

Cruzeiro do Sul e Polo celeste sul

Se estivermos no Hemisfério Sul (Brasil, Argentina, Austrália e sul da África), devemos localizar e ficar de frente para um ponto no céu chamado Pólo Sul Celeste. 


Fazendo isto teremos o Sul diante de nós, o Norte às costas, o Leste à esquerda e o Oeste à direita. Para localizarmos o Pólo Sul Celeste nós podemos: 

Identificar a constelação do Cruzeiro do Sul e prolongarmos seu eixo maior em cerca de 4,5 vezes o seu tamanho; 

ou

Identificarmos a constelação do Triângulo Austral e prolongarmos a sua altura em cerca de 3,5 vezes; 

ou ainda 

Identificarmos a constelação do Cruzeiro do Sul e prolongamos seu eixo maior até que este encontre a reta que corta perpendicularmente os Indicadores do Cruzeiro (as estrelas Alfa e Beta da constelação do Centauro).

A Estrela do Sul é a estrela circumpolar ao Pólo Sul celestial (como Polaris, a Estrela do Norte, está para o Pólo Norte celestial), e pode assim ser usada confiadamente para navegação.

A actual Estrela do Sul é Sigma Octantis, a qual é muito pálida. 

Desta forma, não é tão útil quanto a Polaris Borealis na orientação da navegação. A constelação de Crux, o Cruzeiro do Sul, aponta no rumo do Pólo Sul celestial. Se a constelação for vista como representando uma cruz latina em pé, o pólo sul celestial está no presente bem próximo a 4,5 vezes a altura da cruz abaixo da base dela. Muito poucas estrelas de qualquer grandeza notável estão entre Crux e o pólo, embora a constelação de Musca seja fácil e imediatamente reconhecida aos pés do Cruzeiro.

Se estivermos no Hemisfério Norte, clique aqui

Fonte: wikipedia

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.