Latest News - Headlines

Ciência : metal que pode flutuar na água

metal que flutua
Mais leve do que a água e mais resistente do que o plástico 


Os investigadores da Polytechnic School of Engineering de Nova Iorque e de Deep Springs Technology desenvolveram uma nova matriz metálica . 


É semelhante às espumas sintácticas, e é composto por uma matriz de polímero contendo micro-esferas ocas. Mas desta vez, os cientistas substituíram o polímero por uma liga de magnésio que foi injectada nas partículas de silício ocas, de forma a obter um material com propriedades únicas. Uma das propriedades mais marcantes deste composto é a sua densidade com apenas 0,92 g/cm3 (a densidade da água é de 1g/cm3). 

Mais leve do que a água, o material tem a capacidade de flutuar. 


Como exemplo se um barco fosse construído com este material não deveria afundar mesmo se ele estiver danificado. Além de ser mais leve, também tem boa resistência mecânica e suporta teoricamente as condições marítimas. A sua resistência vem das esferas de silício que pontilham à sua superfície. Apenas uma dessas pode resistir 100 vezes mais à pressão de ruptura numa mangueira de incêndio . Cada esfera, oca, também actua como um absorvedor de choque aumentando a sua força do produto final.

A capacidade dos metais para resistir a temperaturas mais elevadas podem ser uma enorme vantagem  para o uso desses compostos em motores e componentes de escape.

"Este novo desenvolvimento de compósito de matriz de metalica leve pode voltar a dar novamente preferência  a favor dos materiais metálicos", disse Nikhil Gupta, co-autor de um estudo sobre o assunto publicado no International Journal of Impact Engineering.

Na verdade, além da construção naval é a indústria automóvel que poderá usar este novo material. Seria reduzir o peso dos veículos e, assim, reduzir o seu consumo. Os militares também estão interessados no conceito de que poderá ser usado para fortalecer os veículos de combate e reduzir peso da blindagem deles. 
O laboratório do Exército dos EUA  também financiou esta pesquisa. 
Muitas avaliações e testes de resistência mecânica serão, contudo, necessários antes deste material compósito possa ser adoptado pela indústria.

Fonte : texto e imagem | sciencesetavenir.fr

1 comment:

  1. Enquanto os politicos brasileiros so estao interessados e maiores corrupçoes e poder.

    ReplyDelete

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.