Latest News - Headlines

Gravidade da Terra revelada em 3D

geóide

O satélite GOCE (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional) foi lançado em março de 2009, pela ESA ( European Space Agency ) e já recolheu mais de 12 meses de dados. 


Após, esses dois anos em órbita, o satélite GOCE da ESA reuniu dados suficientes para mapear a gravidade da Terra com uma precisão inigualável. Os cientistas têm agora acesso ao modelo mais preciso da "geóide" .


O novo geóide, foi apresentado na 4ª Feira Internacional GOCE User Workshop, que se realizou Universidade de Munique, Technische Universität München, na Alemanha. O geoide ou geóide é um modelo físico da forma da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura física da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade.
É a superfície equipotencial (superfície de potencial gravitacional constante) e que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.

A superfície do geóide é mais irregular do que o elipsóide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície física terrestre.
Enquanto que esta última varia entre os +8,850 m (Monte Evereste) e −11,000;m (Fossa das Marianas), o geóide varia apenas cerca de ±100 m além da superfície do elipsóide de referência.

O Satelite, GOCE conseguiu captar varias observações da Terra, ao qual os seis acelerómetros, que possui, altamente sensíveis, conseguiram tirar uma medição da gravidade em 3D - é a primeira feita a partir do espaço.

Ele orbita, a uma baixa altitude, para assim, poder colectar os melhores dados sobre a gravidade da Terra.


Os dados enviados pelo GOCE está a ajudar a desenvolver e a compreender os processos que causam os terremotos, tais como, os que assolaram recentemente o Japão.

Uma vez que este terramoto foi causado pelo movimento das placas tectónicas sob o oceano, o movimento não pode ser observado directamente do espaço. No entanto, os terramotos criam assinaturas em dados de gravidade, o que poderá ser usado para compreender os processos que conduzem a estas catástrofes naturais e, finalmente, ajudar a prever-los.

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.