Latest News - Headlines

A Linha e a Barragem da Foz do Tua

A Linha e a Barragem da Foz do Tua

O aproveitamento da Foz do Tua situa-se no rio Tua, afluente da margem direita do rio Douro, a cerca de 1,1 km da confluência destes dois rios.

A barragem está situada no concelho de Alijó - distrito de Vila Real (encontro da margem direita) e no concelho de Carrazeda de Ansiães - Distrito de Bragança (encontro da margem esquerda). A sua albufeira abrangerá ainda os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela.

Este aproveitamento será constituído por um só escalão com uma cota de exploração de 170 metros. Na central hidroeléctrica está previsto instalar dois grupos reversíveis com uma potência total de 255 MW. O valor do investimento estimado para a construção da central e das respectivas infra-estruturas hidráulicas é de cerca de 300 milhões de euros.Declaração de Impacte Ambiental

Actualização Outubro 2015

Vídeo com imagens aéreas captadas do acompanhamento da obra que a EDP está a realizar na Barragem de Foz Tua.



Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. 


A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.
Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.
«Pare, Escute, Olhe» foi distinguido com seis prémios no DocLisboa e no Festival de Seia.



Aconselha-se a Leitura de : Barragem do Baixo Sabor, A Linha do Tua e Bragança em 1990
Fonte : EDP e SIC

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.