Latest News - Headlines

Mundo : Nova localização do Polo norte magnético

Nova localização do Polo norte magnético

Segundo a NOAA ( National Oceanic and Atmospheric Administration ), o Polo norte magnético tem uma nova localização. 


Ao que parece, o pólo norte magnético da Terra está se a afastar rapidamente do Árctico canadense em direcção à Sibéria. Esse movimento obrigou aos cientistas da NCEI ( National Centers for Environmental Information ) a actualizar o ciclo do World Magnetic Model ( WMM ).

Normalmente, o ciclo só é actualizado de 5 em 5 anos, sendo a ultima feita no ano de 2015. Mas dado as rápidas variações no Árctico, os cientistas lançaram um novo modelo de forma a representar com mais precisão a brusca mudança do campo magnético entre 2015 e agora.
Esta actualização vai garantir que a navegação não seja comprometida nas linhas aéreas comerciais, militares tal como nas operações de busca e salvamento, que operem em torno do Pólo Norte e de relembrar também que as aplicações dos smartphones, tal como o compass, GPS e mapas necessitam da mesma actualização de forma a serem mais precisos.

As bússolas e as pistas do aeroporto são talvez o exemplo mais visível, na mudança do Polo norte magnético. 

As bússolas usam a declinação (a diferença entre o norte verdadeiro e o ponto da sua bússola) e os Aeroportos usam esses dados para dar nomes numéricos às pistas, que são referidos no solo, como exemplo poderemos ter a pista nº 18 ou a nº 36 ( a nº 18 é especifica a 180° - pista do SUL e nº 36 é especifica a 360° - pista do NORTE ).

Embora o movimento rápido do pólo norte magnético da Terra possa causar preocupação com a potencial inversão dos pólos magnéticos, não há evidências de que tal oscilação seja iminente.
Os pólos magnéticos da Terra já oscilaram muitas vezes, com a mais recente reversão que ocorreu à 780.000 anos atrás e 183 vezes nos últimos 83 milhões de anos.
Quando os pólos magnéticos da Terra oscilarem, não será de todo um cenário catastrófico do "fim do mundo", pois segundo registos realizados a partir de fósseis, não se obteve evidências de que uma inversão do campo magnético venha ser a causa  do aumento de extinções, da actividade vulcânica, etc.

Fonte : World Magnetic Model Out-of-Cycle Release

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.