Latest News - Headlines

Fundo Monetário Internacional ( FMI ) em Portugal?

Se Portugal pedisse ajuda ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira ( EFSF ), conseguiria poupar, pelo menos, três mil milhões de euros em cinco anos, considerou hoje em declarações à Lusa o economista João Duque, que questionou a fundamentação dos cortes na despesa pública, ( trecho retirada da SIC )

O economista e presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) defendeu que um pedido de auxílio ao fundo de resgate europeu "é capaz de ser benéfico", quando Portugal paga cada vez mais para se financiar e tem dificuldades para atrair investimento. Pois os juros da dívida pública nacional disparam e atingem 9,02% . Assim que a Standard & Poor's cortou o rating nacional, os juros da dívida portuguesa atingiram o máximo de sempre. Os títulos com prazo de cinco anos atingiram os 9,02 por cento, quando ainda há poucas semanas estavam abaixo dos sete por cento.

Mas segundo, a Agência Financeira, Nem recurso ao fundo europeu resolverá problema da dívida, Pode ser útil, mas não suficiente para fazer face às pressões dos mercados, diz o economista Silva Lopes. «Recorrer ao fundo poderá não resolver todos os nossos problemas. Será útil, mas poderá não ser suficiente face às pressões dos mercados», declarou o economista, à margem da conferência «Portugal 2011: Vir o fundo ou ir ao fundo», organizada pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal.

É que pedir socorro ao FEEF ou ao FMI não resolve por exemplo, problemas estruturais como a justiça e a educação, pois o país tem «um dos ambientes menos favoráveis [em termos de atitude] ao nível europeu».

Fundo Monetário Internacional (FMI): é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos.

Tem como objectivos :
  • Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;
  • Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;
  • Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;
  • Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

Fundo Europeu de Estabilização Financeira ( EFSF ): é uma empresa do Luxemburgo que é propriedade Estados-Membros da Europa.

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.