Latest News - Headlines

H1N1, sem fim?


O comité de emergência da Organização Mundial de Saúde tinha uma reunião marcada para hoje e na qual seria discutido se o nível máximo de alerta de pandemia relativo à gripe A (H1N1) deveria ou não ser mantido. 


Chegou mesmo a ser avançada a hipótese de o organismo declarar o fim da pandemia. Contudo, a reunião não se realizou e a OMS informou que o nível se vai manter até o Inverno no Hemisfério Sul estar concluído.

A última reunião do comité aconteceu em Junho, precisamente um ano depois de OMS ter declarado a primeira pandemia do século XXI. No mês passado, os especialistas entenderam que era prematuro tomar uma decisão sobre a gripe A e remeteram mais explicações para a reunião que deveria ter acontecido hoje.

De acordo com as estatísticas mais recentes da OMS, o vírus H1N1 (estirpe Califórnia 7 2009) já matou 18.337 pessoas desde que surgiu em Abril de 2009, altura em que se espalhou em seis semanas por todo o mundo. Mas a OMS ressalva que só um ano após o fim da pandemia poderá ser feito um balanço mais fidedigno. Por agora, segundo a organização, a actividade viral permanece baixa e o vírus não tem apresentado grandes mutações ou eventuais resistências aos antivirais de que dispomos.



Creditos : publico.pt

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.