Latest News - Headlines

TDT - Televisão Digital Terrestre

A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que funciona também através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).


A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

A Portugal Telecom instalou toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com Televisão Digital. A partir da data de switch-off (desligamento), o utilizador da televisão “tradicional” necessita obrigatoriamente de dispor do equipamento apropriado à recepção do sinal digital para continuar a ter acesso aos canais nacionais de televisão em sinal aberto.

A partir da data da cessação das emissões de televisão analógica terrestre (switch-off ou desligamento), o serviço de televisão terrestre deixará de estar disponível por via analógica e as emissões serão realizadas exclusivamente através do sistema digital.

O ICP-ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), já aprovou o plano para o switch-off (desligamento) das emissões analógicas, sendo que o processo de transição será faseado ao longo do território nacional e garante um período mínimo de 12 meses de simulcast, ou seja, a existência de emissões simultâneas de TV analógica e digital nas localidades.

Assim, está previsto que o switch-off (desligamento) dos emissores e retransmissores ocorra em três fases:

1.ª Fase - 12 de Janeiro de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura da faixa litoral do território continental. (ver imagem )

2.ª Fase - 22 de Março de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

3.ª Fase - 26 de Abril de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores analógicas no restante território continental.

Está ainda prevista a cessação das emissões analógicas de alguns emissores em zonas piloto, nas seguintes datas:
1º Piloto - 12 de Maio de 2011: Retransmissor de Alenquer
2º Piloto - 16 de Junho de 2011: Retransmissor de Cacém
3º Piloto - 13 de Outubro de 2011: Retransmissor da Nazaré
A partir destas datas e nos locais em que a emissão analógica é recebida actualmente através dos emissores indicados, caso não tenha TV paga, terá de mudar para o Digital para continuar a ver TV.


Para saber mais, clique aqui

No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.