Latest News - Headlines

A Fantasiada projeção do Mapa Mundo

De certeza que se recorda das aulas de geografia e do estudo sobre o Globo ou do Mapa do Mundo. Pois, essa projecção esta errada e estudou mal... 


A projecção do nosso globo mais utilizada até hoje foi a "Projecção de Mercator", feita por Gerardus Mercator em 1569. Ela já foi e é alvo de críticas, por ser euro centrista - colocando a  Europa  no centro do mapa - mundo e distorcendo os extremos do  norte como os do  sul do globo.

Projeção de Mercator
Projeção de Mercator: Nova et Aucta Orbis Terrae Descriptio ad Usum Navigatium Emendate (1569)
O Mapa Mundo, tal como o conhecemos é o Mapa-Mundí, também conhecido como planisfério, é um mapa que representa todo globo terrestre, tendo os dois hemisférios projectados lado a lado.
Em latim, mappa designava, primeiramente, lenço e, posteriormente, a representação gráfica de um terreno. Mappa mundi era, então, a representação gráfica do mundo.

Mappa Mundi
Mappa Mundí

Porém, Arno Peters, desenvolveu uma nova e exacta representação do Mapa Mundo, permitindo que todos os países tenham uma igual representação.

Mapa Mundo do Peters
Mapa Mundo do Peters
Em Detalhe:

A União Soviética apresenta-se consideravelmente maior do que a África (30 milhões de km ²), mas na realidade ela é menor (exactamente 22,4 km ² milhões)

    A Gronelândia evidencia-se  consideravelmente maior do que a China, mas só têm 2,1 milhão de km ² comparados com os  9,5 milhão km ²  da China. A China é  quatro vezes maior.

      A Escandinávia, , mostra-se tão  grande como a Índia, que na realidade têm 1,1 milhões de km ²em relação aos  3,3 milhões de km ² da Índia. A Índia é três vezes maior.

      A Europa afigura-se  maior do que a América do Sul,  mas na realidade a Europa só têm  9,7 milhões km ² , comparados com os 17,8 milhões km ² da América do Sul, na verdade, a  América do Sul é quase duas vezes maior que a Europa.


      No comments:

      Post a Comment

      | www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

      Theme images by richcano. Powered by Blogger.