Latest News - Headlines

Microalgas e os Aviões

Microalgas

Qual é a ligação entre as microalgas e os aviões?
Toda!


Segundo o Público, dentro de cinco a dez anos poderão ser feitos os primeiros testes de voos com combustível feito a partir de algas.


A tentativa de produzir combustível a partir de algas teve ínicio por volta dos anos 70, devido à crise do petróleo. O Laboratorio Nacional de Energia e Geologia  ( LNEG ), já tinham feito os seus primeiros testes com as microalgas, Botryococcus braunii. Descobriu-se que, no interior celular de cada microalga, existe uma fábrica de vitaminas, pigmentos, antioxidantes, suplementos nutritivos, antibacterianos, anticancerígenos, etc.

Recentemente, a Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo ( APTTA ) e o LNEG fizeram uma parceria para a produção e utilização de biocombustível para aviões, a partir de microalgas. Num estudo Holandês, diz que, para os combustíveis fósseis utilizados nos transportes serem totalmente substituídos na Europa, Portugal teria que ser uma mar de algas. Assim, a  Associação proporciona o conhecimento da realidade aérea e possibilitará o teste do combustível em motores de avião, pois terão que suportar condições específicas dos voos, isto por causa das condições de  temperatura serem  muito baixas em voos a alta altitude.

De referir que em comparação com outras fontes de biomassa, as microalgas apresentam-se hoje como a alternativa mais sustentável para a produção de biocombustíveis. Não utilizam solos ou água destinados à produção de alimentação humana ou animal e garantem as maiores taxas de captação de CO2 e crescimento face a outras plantações terrestres.O LNEG prevê que no futuro poder-se-á utilizar em complemento às microalgas, qualquer outra fonte de biomassa para a produção de biocombustíveis, incluindo lixo de qualquer proveniência.



No comments:

Post a Comment

| www.noenigma.com | All rights reserved - Copyright © 2010 - 2023

Theme images by richcano. Powered by Blogger.